5 razões para você não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem a prescrição de um profissional médico

não utilizar medicamentos comprados em farmácia

Quem nunca foi à farmácia em busca de um medicamento sem procurar orientação médica, que atire a primeira pedra, não é mesmo? Apesar de ser um hábito comum entre muitas pessoas, especialmente quando o assunto é prescrição de analgésicos ou anti-inflamatórios, a automedicação é um assunto sério.

tratamentos

Neste artigo, explicamos por que você deve ter o cuidado de não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem a prescrição de um profissional. Confira todos os motivos e se proteja desse hábito perigoso!

1. Usar medicamentos sem prescrição pode colocar sua vida em risco

O principal motivo para não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem prescrição médica é, sem sombra de dúvidas, o risco ao qual você pode expor a sua vida. Por mais que alguns medicamentos pareçam ser inofensivos e não oferecer risco algum para seu bem-estar, o uso sem orientação pode levar a ingestão de doses elevadas de um composto prejudicial para sua saúde ou, até mesmo, expô-lo ao consumo de um composto ao qual você é alérgico ou intolerante.

Não importa qual seja o motivo para você colocar sua vida em risco ao ingerir um medicamento sem prescrição, é importante ter sempre o cuidado para evitar essa prática.

2. O uso errado de medicamentos pode ser ineficiente para solucionar o problema

Não apenas a sua saúde está em risco quando você opta por utilizar um medicamento sem prescrição médica: o seu tratamento também pode ser prejudicado com essa atitude. O motivo? Um tratamento correto é feito com a dosagem certa dos compostos químicos de um determinado medicamento, além da ingestão na frequência correta dos mesmos.

Quando você compra um medicamento sem essas orientações, o risco de estar se automedicando para não ter nenhum efeito positivo para sua saúde é enorme. Lembre-se disso!

não utilizar medicamentos comprados em farmácia

3. Você pode comprar o medicamento errado sem a orientação

Quando você não tem o cuidado de não utilizar medicamentos comprados em farmácia, sem prescrição médica, você acaba correndo o risco de comprar um produto errado, que na verdade não vai surtir nenhum efeito positivo para sua saúde. Pior do que isso, o medicamento errado pode agravar um determinado quadro da doença ou simplesmente fazê-lo ingerir compostos químicos que não eram necessários para você se sentir melhor.

Por melhor que seja a intenção do farmacêutico ao indicá-lo um medicamento para tratar um sintoma, somente o seu médico saberá dizer se essa escolha é realmente eficiente ou não para sua saúde.

4. Nem todo medicamento tem o mesmo efeito em todas as pessoas

Você sabia que, por mais que sejam testados em um grupo grande de pessoas, nem todos os medicamentos têm o mesmo efeito quando utilizado por indivíduos diferentes? É exatamente por isso que a prescrição médica individualizada é tão importante para garantir os resultados clínicos desejados ao se utilizar um medicamento em detrimento de outro.

Por isso, a recomendação de não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem prescrição deve ser obedecida, independentemente do sintoma que você deseja tratar.

5. Todo bom profissional vai recomendá-lo a não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem prescrição

Não apenas um bom médico, mas um bom farmacêutico também terá sempre o cuidado de orientá-lo a não utilizar medicamentos comprados em farmácia sem a orientação de um profissional responsável pelo tratamento. Esses especialistas sabem da importância da prescrição individualizada e, por isso, não compactuam com a prática de automedicação em nenhuma hipótese.

Você costuma comprar medicamentos sem prescrição na farmácia? Esse texto o fez mudar de opinião? Conte para a gente suas experiências!

 

Rate this post
tratamentos