LIfemen

LOGO-PNG-2.png
Imagem referente ao contato via WhatsApp

Problemas sexuais: saiba qual médico procurar quando o assunto é saúde sexual masculina

O desempenho sexual afeta diretamente a autoestima do homem. E quando o ato sexual não é mais satisfatório é preciso procurar a ajuda de um especialista em saúde sexual masculina para resolver a questão tão logo seja possível. Veja, é perfeitamente normal que, em algum momento da vida, o homem venha ter problemas sexuais. Afinal, estamos falando de hormônios, fatores externos e outros tantos aspectos que podem impactar negativamente a saúde masculina como um todo. 

Veja, a libido está ligada às taxas de testosterona, hormônio masculino, também encontrado nas mulheres, e que tem o seu pico na adolescência. É natural, portanto, que os índices caiam após os 50 anos e haja uma redução na atração.


Por isso, a melhor atitude a se tomar nesses casos é buscar ajuda e entender que a maioria dos problemas sexuais masculinos tem solução e o remédio é mais simples do que parece.

Quer aprofundar melhor o assunto e descobrir o que fazer caso identifique alguma anormalidade no seu desempenho sexual? Então, leia esse artigo até o final e conte para gente o que achou dele nos comentários. Assim, poderemos ajudar outras pessoas que tenham essas mesmas dúvidas ou que estejam passando por esse tipo de problema. 

Como deve ser a função sexual normal

A função sexual normal é uma interação complexa envolvendo tanto a mente quanto o corpo. Os sistemas nervoso, circulatório e endócrino (hormonal) interagem com a mente para produzir uma resposta sexual. Uma interação delicada e equilibrada entre esses sistemas controla a resposta sexual masculina.

Desejo 

Também chamado de impulso sexual ou libido, é o desejo que inicia a atividade sexual. Pode ser desencadeado por pensamentos, palavras, imagens, cheiro ou toque. O desejo leva ao primeiro estágio do ciclo de resposta sexual, a excitação.

Excitação 

Durante a excitação, o cérebro envia sinais nervosos pela medula espinhal para o pênis. As artérias que fornecem sangue para os tecidos eréteis (corpo cavernoso e corpo esponjoso) respondem a isso ao se abrirem amplamente (relaxamento e dilatação).

As artérias dilatadas aumentam drasticamente o fluxo sanguíneo para essas áreas, que ficam cheias de sangue e se expandem. Essa expansão exerce uma pressão que comprime as veias que normalmente drenam o sangue do pênis, diminuindo o fluxo de sangue e, assim, elevando a pressão sanguínea dentro do pênis. Esta pressão elevada no pênis resulta em rigidez e ereção. Além disso, a tensão muscular aumenta no corpo todo.

Orgasmo 

É o pico ou clímax da excitação sexual. No orgasmo, a tensão muscular em todo o corpo aumenta ainda mais e os músculos pélvicos se contraem, o que é seguido pela ejaculação.

Ejaculação 

Ocorre quando nervos estimulam as contrações musculares nos órgãos reprodutores masculinos: as vesículas seminais, a glândula da próstata, dutos do epidídimo e canal. Essas contrações forçam o sêmen para a uretra. A contração dos músculos ao redor da uretra impulsiona ainda mais o sêmen para fora do pênis. O colo da bexiga também se contrai, impedindo que o sêmen volte para a bexiga.

Quais são os problemas sexuais mais comuns nos homens

Antes de abordarmos os problemas sexuais mais comuns entre os homens, é importante dizer que até pouco tempo atrás, muito se falava sobre “impotência sexual”. Inclusive, muitas empresas que vendiam em comerciais de TV produtos para tratar certos distúrbios utilizavam esse termo. Os médicos, porém, alertam que a palavra passou a não ser mais usada por ser considerada pejorativa. Além disso, os problemas sexuais podem ir muito além do que esse termo abrange.   

Veja, existem diversos distúrbios sexuais e para cada um deles é necessário um diagnóstico preciso, com exames específicos para a indicação de um tratamento eficaz. Listamos abaixo os mais conhecidos. Vamos a eles?

  • Ejaculação Precoce: o diagnóstico deste distúrbio é feito por um médico especialista no assunto. Inicialmente é preciso que o paciente apresente os sintomas e, de acordo com isso, o médico poderá solicitar exames para determinar quais medidas tomar. 
  • Disfunção Erétil e Impotência Sexual: o método mais utilizado para o diagnóstico é o ecodoppler peniano. Este é o método que permite medir o fluxo arterial para analisar a existência de obstruções na artéria peniana. Existem outros métodos de diagnósticos também para verificar se o problema é psicológico ou orgânico, que são as injeções intra-cavernosas.
  • Falta de libido masculina: é preciso realizar exames para identificar os níveis de hormônios sanguíneos e com isso já diagnosticar o grau do problema. É também realizada a conversa com o especialista, pois a falta de libido também pode ser decorrente de um problema psicológico.
  • Disfunção sexual: a disfunção sexual pode ser desde disfunção erétil, ejaculatória, problemas com libido, entre outros. Após a conversa com o médico, especialista em saúde sexual masculina, ele solicitará o exames de acordo com os problemas apresentados.

O que causa problemas sexuais no homem?

Como vimos acima, as disfunções sexuais no homem podem ser variadas. Além disso, elas podem ser orgânicos e estarem diretamente ligadas a problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, problemas vasculares, entre outros.

Afinal, não podemos nos esquecer que o pênis funciona como um vaso sanguíneo. Ou seja, o que faz mal para um vaso sanguíneo também vai fazer mal para a saúde do pênis. Assim, o aumento do colesterol, uma vida sedentária, o tabagismo e a obesidade, são alguns dos fatores de risco para uma disfunção erétil.

E mais! O uso de anabolizantes, reposição hormonal e o uso de drogas também pode causar disfunções sexuais.

Porém, assim como as causas físicas, a disfunção sexual também pode ocorrer devido a problemas psicológicos, desde experiências traumáticas, conflitos inconscientes, nível de stress e ansiedade.

Veja outros fatores que pode favorecer o aparecimento de problemas sexuais no homem:

  • Uso excessivo de certos remédios
  • Depressão
  • Alcoolismo
  • Doenças hormonais

Atendimento especializado é o primeiro passo para resolver problemas sexuais

Ao identificar sintomas como esses que citamos no texto, a primeira coisa a se fazer é procurar ajuda especializada. Afinal, somente um especialista poderá diagnosticar com precisão o problema e orientar quais passos seguir para tratar a questão. 

Procure por uma clínica com experiência em Saúde sexual Masculina

Uma clínica séria e experiente fará um diagnóstico preciso e apontará os melhores tratamentos.  A Lifemen atua a mais de 10 anos cuidando da saúde sexual do homem e possui mais de diversas unidades espalhadas pelas principais cidades do Brasil.

A clínica possui equipe e médicos especializados na saúde sexual do homem, que visam proporcionar ao paciente uma avaliação completa, com exames específicos que serão realizados no próprio local.

As informações sobre os pacientes são sigilosas e confidenciais, garantindo total privacidade e conforto durante todo o tratamento.